ADRANO - perfil especial de origem
Micro-região Vulcânica de Poços de Caldas - Brasil

      Altitude:

      1050m a 1200m

 

     Variedade:

      Mundo Novo e Catuaí 

 

      Sistema de Colheita:

      Manual

 

      Processamento de secagem:

      Natural

 

   

      Código do lote: 

     Adrano #33g

 

     Safra  /  período da colheita:

      Safra 2014/15  /  23 de julho – 05 de Agosto

 

     Fazenda

     André Sanches Estate

 

     Origem:

Micro-região Vulcânica de Poços de Caldas 

A Microrregião Vulcânica de Poços de Caldas é um autêntico ‘terroir’ brasileiro, onde fazendas de café estão distribuídas nas encostas de uma das caldeiras vulcânicas geologicamente mais ricas do mundo.  

 

Com altitudes médias de 1,000m a 1,250m, valiosa combinação de minerais vulcânicos com solos férteis da Mata Atlântica e uma característica climática rara, esta microrregião oferece condições ideais para o cultivo de cafés únicos de alta qualidade.

 

O clima subtropical de altitude proporciona ao ‘terroir’ um excelente índice pluviométrico, temperaturas amenas e também a maior amplitude térmica em um único dia entre todas as regiões produtoras de café no Brasil. Tais fatores resultam em um ritmo natural proprício à ótima maturação dos grãos, resultando em extraordinárias combinações de aromas e sabores aos cafés.

 

Vocações naturais que se juntam a uma cultura baseada em princípios de qualidade e sustentabilidade.

Micro-região Vulcânica de
Poços de Caldas
Sobre ADRANO

Após um projeto original de busca de qualidade  - concebido e coordenado pela Volcano Origin Coffees em 2013 - foram identificados algumas qualidades distintas de cafés especiais típicas desta micro-região, que originou a oferta de cafés de alta qualidade com identidades bem delimitadas e de origem exclusiva.

 

Adrano é um café limpo, consistente, uniforme, muito bem balanceado, com uma acidez excelente e bem peculiar. Pode-se encontrar notas de chocolate, nozes, frutas (destaque aos cítricos) e caramelo. Café perfeito para blends especiais ou para ser utilizado sozinho como single origin

 

O nome Adrano é uma homenagem ao deus do Fogo, na antiga civilização greco-romana, que convivia muito próximo ao deus Vulcano. O nome foi dado naquela época a uma pequena região aos pés do vulcão Etna, onde se encontravam terras ricas para a cultura de frutas cítricas, característica peculiar a este perfil especial de origem. Esta área tornou-se um comuna nos tempos atuais, com o antigo nome de batismo preservado.

Sustentabilidade - Econômica, Social e Ambiental

A Volcano Origin Coffees trabalha por meio de relações com fazendas que se comprometem com a preservação de importantes faixas de Mata Atlântica, ricas em fauna, flora e nascentes de água, que se juntam a uma abordagem ecológica cuidadosa com os tratos com a lavoura e o pós-colheita.

 

O sistema de colheita manual garante a geração de emprego e renda para a comunidade local. As famílias de trabalhadores rurais recebem benefícios extras oferecidos pelos produtores, como habitação, eletricidade, leite e contam com escola, centro médico, igreja e polo de entretenimento em grande parte dos casos. 



Em sintonia com esta cultura sustentável, a Volcano retribui ao produtor parceiro maior valor agregado por seus cafés. Fomenta assim a produção consistente de cafés de alta qualidade, respeitando a responsabilidade social dos produtores com a comunidade local.

 

Sobre esta rastreabilidade

Safe Trace Café pertence ao Safe Trace Group, fornecedor oficial de métodos de rastreabilidade ao Grupo Carrefour no Brasil. A compnhia torna possível a certificação de origem de acordo com padrões internacionais e iniciou com a Volcano Origin Coffees projeto inovador no cenário de cafés especiais no Brasil. 

VOLCANO ORIGIN COFFEES
POÇOS DE CALDAS - MG - BRAZIL - PO BOX 153

Email: volcano@volcanorigin.com.br

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook